Ajuda para os pais
Em todas as redes sociais surgem em algum momento pessoas com más intenções, geralmente pelo que é noticiado nos media, tudo começa com um contacto em que o predador se identifica como alguém que partilha os interesses da vitima e na mesma faixa etária.
Controlar isso é muito complicado uma vez que muitos pais não tem formação que lhes permita controlar com quem é que os seus filhos falam através do Facebook, HI5, Msn ou outro qualquer meio através da internet.
Existem vários programas que instalados no PC permitem os Pais controlar os sites a que os filhos acedem, mesmo assim hoje em dia os mais novos aprendem facilmente a contornar as imposições dos sistemas informáticos. Continuo a afirmar, que a melhor forma de proteger os mais novos é falar abertamente dos perigos que correm na internet, não pode haver tabus, entre os pais e os filhos.
É melhor dizer directamente à criança que não coloque fotografias em Bikini na Praia, ou que não coloque fotografias em que mostre partes intimas do corpo, do que dizer simplesmente “tens que ter cuidado”, também deve ensinar à criança que por trás de alguém que não conhece e que se identifica como amigo na rede social pode estar alguém que lhe queira fazer mal, e mostrar-lhe noticias verídicas que são publicadas nos jornais… mais vale chocar um pouco a criança para que esta se sinta intimidada sempre que um desconhecido tenta falar com ela na internet… do que ela estar à vontade e se deixar levar e confiar em alguém que não conhece e acabar numa violação ou rapto.
É muito fácil encontrar no perfil de uma criança informações que permitam saber que escola frequenta, o ano que frequenta quem são os amigos, etc… com essa informações um violador pode perfeitamente começar a perseguir a criança e acabar mal…
Muitos filhos que já são controlados criam vários perfis nas redes sociais uma para a família e outro para coisas indecentes, por isso, todo o cuidado é pouco.