Privacidade nas redes sociais
Actualmente, a maioria das redes sociais tem uma página de privacidade, onde se pode configurar quem pode aceder ou não ao nosso perfil, ver as nossas fotos, deixar comentários entre outros.
Actualmente o facebook é a rede social que tem a melhor página de configuração da privacidade, mas, além de uma página configurável, o facebook tem uma protecção acrescida para os utilizadores menores de 18 anos, professores, pessoas VIP’s, trabalhadores das forças de intervenção (GNR, PSP, militares) entre outros.
Aqui fica a pagina de explicação da privacidade do facebook para menores:
Como é que funciona a privacidade para menores?
Os menores (pessoas com menos de 18 anos) que utilizam o Facebook têm uma experiência com a privacidade ligeiramente diferente da dos adultos. Tanto adultos como menores têm algumas informações básicas (nome, foto de perfil, sexo e redes) que são apresentadas quando as pessoas consultam o seu perfil. Estas informações podem ser acedidas por aplicações utilizadas por essas pessoas e pelos seus amigos. Tanto os adultos como os menores aparecem em resultados de pesquisa do Facebook. No entanto, para os menores não são criadas listagens de pesquisa pública.
A definição "Todos" funciona de forma diferente para menores e adultos. Quando os menores definem informações como fotos e actualizações de estado para estarem visíveis para "Todos", na realidade essas informações ficam apenas visíveis para os amigos, os amigos de amigos e as pessoas das redes escolares ou profissionais verificadas às quais tenham aderido. As únicas excepções são "Pesquisar-me no Facebook" e "Enviar-me pedidos de amizade". Nestes casos, se o menor definiu como Todos, respeitamos essa definição.
No entanto não só o facebook tem uma página de configuração de privacidade configurável, o hi5, outra grande rede social, também a possui.